07
Abr
09

“Não me mandem cuecas para o palco, eu não sou o Tony Carreira”

greenwindows1Porquê enveredar agora, um momento tão ténue e fugaz como qualquer outro, num tributo a José Albano Salter Cid de Ferreira Tavares e ao seu legado. Porque sim. Porque o Cid para muita gente não é só a mãe do rock português, é também a reminiscência infantil da mítica pasta de chocolate “Galak” (aquela de chocolate branco com um golfinho no rótulo). Quem é que nunca deu por si, qual grávida sequiosa, com súbitas vontades de voltar a degustar um quadrado “Galak”, 2 ou 3 anos depois. Escrever sobre o José Cid é, em traços largos, a mesmíssima e estranha experiência de um deja vu de algo que nunca se fez, num lugar onde nunca se esteve mas que guardamos com especial ternura. E aí, entra a parte do chocolate. Seja lá o que isso for.

“A nova geração tem de descobrir qual é o seu dinossauro. Todos os países têm o seu dinossauro. Os franceses têm o Johnny Halliday, os espanhóis o Miguel Rios. Ambos são uma porcaria ao pé de mim. Sou infinitamente melhor do que eles e tenho uma melhor estética.” in Pública, 2003

“O último álbum da Madonna é um cagalhão.”, em entrevista à Rádio Comercial, 2006

“Uma vez perguntaram-me se eu era um cantor romântico… eu raramente sou um cantor romântico, os cantores românticos tem mau hálito e pila pequena.”, in Aveiro – Festa de São Gonçalinho, 2007

Os (quarteto) 1111 foram provavelmente a melhor banda da europa continental da sua geração.” in Programa do alvim, Sic Radical.

 “Usem e abusem de mim. Estou cá, canto e bem ao vivo. Façam de mim o que quiserem. Estou com uma grande voz.” in Pública, 2003

 

“Se Elton John tivesse nascido na Chamusca, não teria tido tanto êxito como eu.” in Pública, 2003

Existem momentos deliciosos na carreira de José Cid. Da vetusta figura matricial do rock português com os seminais quarteto 1111 e nas suas incursões progressivas a solo, todos têm o maior respeitinho e reverência. Mas se falarmos nos mega-êxitos “como o macaco gosta da banana”, ou “favas com chouriço” juntamente com aquele freudiano episódeo do disco de ouro a tapar-lhe os genitais, os arautos da música portuguesa empinam o nariz e descem do trono para o julgar e classificar como uma piada. Meus caros, lamento desiludi-los, mas José Cid é uma e só pessoa e não sofre de dupla personalidade. Foi sempre um outsider, uma personagem à margem da indústria e do sistema. Um lutador que sempre se bateu pela internacionalização da música portuguesa desde que idealizou os Green Windows . Ninguém quis saber dele… e a Ruth Marlene e a Mónica Sintra fizeram o resto. Passados tantos anos, certas mentes luminosas se aperceberam que ele tinha feito um marco nos anos 70, “o 10,000 mil anos depois entre vénus e marte”, um dos melhores álbuns de sempre na linha rock progressivo… e o mito voltou. Voltou para animar semanas académicas e festas juvenis, para ser aquilo que sempre quis ser. Um eterno rebelde. Obrigado Cid.


6 Responses to ““Não me mandem cuecas para o palco, eu não sou o Tony Carreira””


  1. Julho 11, 2009 às 12:41 am

    Ola boas noites…

    Realmente o José Cid… n tem mesmo trato na lingua. Fica lhe mal dizer mal dfos outros devia olhar mais por ele abaiixo… Coitado…
    Olhe ao meunos o TONY CARREIRA tem uma coisa que ssr cid n tem infelizmente k e a falta de educação e uma lingua muito suja…

    Como e que alguem e fa deste sr francamente…

    E triste mesmo…

    Fiquem bem!

  2. Julho 12, 2009 às 10:19 pm

    comentário da típica analfabeta fã de tony carreira! aposto q é desdentada!

  3. Julho 12, 2009 às 10:38 pm

    Mas há pelo menos uma coisa com a qual eu concordo contigo, Sónia. O Tony Carreira tem de facto um coisa que o Cid não tem que é falta de educação e língua suja… para além de falta de talento e pirosice. Já agora, a menina quando quiser ver os seus comentários aceites, futuramente na minha “loja”, trate de escrever correctamente na mesma língua de Camões e sem essas irritantes abreviaturas típicas de SMS. Vá lá, não custa nada.

  4. 4 ine
    Julho 12, 2009 às 11:06 pm

    galak é bem bom! comi ha pco tempo! é só pa quem sabe encontrar hihi

  5. 5 ine
    Julho 12, 2009 às 11:23 pm

    o jose cid é uma aberraçao musical!!! BIBÓ CARREIRA!

  6. 6 Manuel Fonseca
    Março 5, 2010 às 1:49 am

    Creditação de UC’s do 2º Ciclo de Psicologia na UTAD

    Eu Manuel José Guedes Pinto da Fonseca, venho na qualidade de Procurador da Suzete Maria Teixeira Alves (Mestranda em Psicologia Clínica na UTAD) e Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, demonstrar a minha indignação de como o Processo de Equivalência de Estudos Obtidos no Estrangeiro da Suzete Alves foi conduzido e de como o seu Processo de Creditação das Unidades Curriculares continua a ser manifestamente alvo de descriminação e retaliações por parte do Conselho Cientifico de Psicologia da UTAD, pura e simplesmente por ter Reclamado pelos seus Direitos e ao Direito á Resposta.
    Na 1ª quinzena de Fevereiro/2010, o Conselho Cientifico de Psicologia pediu a minha deslocação à Secretaria dos Serviços Académicos da UTAD a fim de tomar conhecimento da Resposta da Creditação das UC’s, contudo fiquei estupefacto pois a Resposta não passava de 2 (duas) folhas com rascunhos dos intervenientes no processo e sem qualquer resposta cabal ao assunto.
    Sinto uma profunda vergonha e sensação de impotência pela forma como o Conselho Cientifico em Psicologia da UTAD trata os nossos emigrantes, apesar de querer-mos como pais da UE acompanhar a evolução do sistema educativo e inserção dos demais.


Deixe uma Resposta

Blog Stats

  • 47,723 hits
Abril 2009
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

