18
Mar
08

Sangue Novo.

Regozijo-me pela nomeação de Pedro Mexia a novo subdirector da Cinemateca Portuguesa. Felicito também a continuidade do decano João Bénard da Costa ao leme da instituição. Considero que assim se deram passos importantes para uma meritocracia pública e cultural tantas vezes desvalorizada em prol dos jobs for the boys.

“Poderá haver alguma vantagem em ir buscar alguém de fora, como eu, para evitar a conflitualidade óbvia que se vive no meio do cinema. Não propriamente uma conflitualidade com a Cinemateca, mas com a política de subsídios, que tem tido entendimentos diferentes da parte dos realizadores portugueses. Será Manoel de Oliveira um génio? A pergunta não é pacífica.” refere o jovem escritor.

Intelectual moderado, heterodoxo (como lhe pintam) das letras, poeta e crítico a escolha não podia ser a mais acertada para fazer a junção entre a experiência e ensejo dos mais velhos com a irreverência e vitalidade dos mais novos. A cinemateca portuguesa não pode continuar a delegar as suas funções apenas para arquivistas e penitentes inveterados. Nem a a arte feita em Portugal pode continuar a basear a sua existência na subsiodiodependência crónica bem como continuar a suprimir os seus talentos e logros pelas penosas justificações de falta de “apoios”.

A nomeação de Mexia bem como a renovação de Bénard da Costa é um manifesto de sobrevivência pela justiça artística.
Porque acima de tudo e de todos os “défices”, passivos, ambulâncias e professores a nossa memória colectiva e expressão cultural será sempre a unidade distintiva de um Português pelos quatro cantos do mundo. Well done, José Pinto Ribeiro.


0 Responses to “Sangue Novo.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Blog Stats

  • 47,723 hits
Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d bloggers like this: