12
Mar
08

E assim se fez televisão.

É relevante que se distinga a melhor e mais actuante produção televisa nacional dos últimos 50 anos. Com isto e relembrando um meu comentário no blogue comunicamos fiquei bastante satisfeito com esta top ten, que premeia em particular o humor refutando aquelas velhas colagens de um portugal triste e macambúzio. Afinal o fado deu-nos para isto: seis dos programas na lista são comédias ou séries humorísticas; um documentário; uma reportagem de investigação; uma série infantil/juvenil; e um talk show nocturno. Como diria o nosso saudoso Fernando Pessa: – «E esta, hein !?!».

  1. Tal Canal (RTP1)
  2. Revolucionou a forma como se fazia/via Televisão. Não teve só o condão de mudar o humor em Portugal. Abriu as portas à sátira, à crítica social e ao calão difíceis de conceber numa sociedade casta como a nossa.
    ANO I, pós-estado novo.

  3. Gato Fedorento (SIC Radical e RTP1)
  4. Pouco mais há a dizer. Foi o “boom” do sec. XXI no que toca à produção Nacional. Quatro talentosíssimos guionistas e um óptimo actor a gozar com tudo e todos mas com elevação. Perseguem o Herman, de uma forma respeituosa, ainda que…

  5. Herman Enciclopédia (RTP1)
  6. Mais do mesmo. Continuação da Odisseia h(erm)umorística que tivemos prazer de assistir. A revolução a ganhar forma. A consolidação de personagens como o José Estebes ou o Diácono Remédios diz bem da verosimilhança com o contexto social de outrora. E o facto do Herman ter dois programas no pódio diz bem da relevância social que teve.

  7. Rua Sésamo (RTP1)
  8. A Nostalgia e a ternura. O Becas, o Egas, o Poupas e o Monstro das Bolachas a fazer-nos correr para casa e a selar no tempo os programas infantis que sendo pedagógicos, tinham graça e respeito pela pequenada. Desvaloriza-lo por ser infantil é deveras injusto perante a influência de época que teve.

  9. Duarte & Companhia (RTP1)
  10. Sem dúvida, a melhor série de ficção alguma vez feita em Portugal. Sem guionistas, efeitos especiais ou actores com experiência. A partir daqui a fasquia pôs-se alta, e em verdade se diga, nunca outro par a superou. Ainda hoje acompanho na RTP Memória.

  11. Contra Informação (RTP1)
  12. Anos e anos a partilhar bons momentos com as famílias Portuguesas. O programa de maior duração em sinal aberto na televisão nacional. Os bonecos, os textos e as músicas. O rastreio à política e sociedade Portuguesa. Mais tarde, serviu de inspiração para o MarcaToons Espanhol. Que o confessou publicamente.

  13. Noite da Má Língua (SIC)
  14. Quem não se lembra disto. Foi único e polémico na televisão. A Má Língua era literal e ninguém escapava. No talk show da Sic, Júlia Pinheiro, Rui Zink, Manuel Serrão, Miguel Esteves Cardoso e Rita Blanco ríspidos e corrosivos aproveitavam as doze baladas para descascarem sem dó nem piedade nas mais altas figuras da nossa esfera. Algo para rever.

  15. Liga dos Últimos (RTPN)
  16. Não percebo a estupefacção. De uma forma simples, eficiente e nobre para a (nossa) profissão descortina e dá a conhecer o portugal profundo e o provincianismo hereditário por esses “pelados” fora. Muitos viram a cara para nao reconhecer o País que temos. Para o bem e para o mal. Imprescindível, nesta lista.

  17. Grande Reportagem (SIC)
  18. Indissociável da própria SIC. Impôs-se por mérito próprio e lançou a semente do jornalismo de investigação em Portugal (que muitos reclamam). Alvo de pressões e recambolescas tramas, jamais tombou e ajudou a criar programas como Nós por Cá. Um dos baluartes da “nossa”(jornalismo) profissão.

  19. Portugal, Um Retrato Social (RTP1)

Obra do genial António Barreto, trata de enunciar a evolução da nossa sociedade no último século com passagens pela primeira república, ditadura, PREC e actual democracia e comparar essas diferentes realidades. Como se vivia e como se sonhava. Recentemente posta no ar, ainda assim esta minisérie merece reposição no canal público ou se possível edição em Dvd. Essencial para compreender a história.


3 Responses to “E assim se fez televisão.”


  1. 1 Filipa M
    Março 12, 2008 às 7:09 pm

    muito bem visto e analisado ! aprovado por aclamação !

  2. 2 Nai Sitruc
    Março 14, 2008 às 5:55 pm

    fuma menos

  3. 3 programasrever
    Outubro 8, 2008 às 9:51 pm

    Para rever os principais programas da TV e rádio aconselho a visita a este site:

    http://tinyurl.com/programas

    Directório de Programas de TV e Rádio na Internet


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Blog Stats

  • 47,723 hits
Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d bloggers like this: