24
Fev
08

Crónica Dominical

Domingo, 8h30 matutinas. Levanto-me atarantado com o alarido familiar, amaldiçoando a ressaca do noite passada com o meu mau acordar crónico.Com a cabeça a latejar dirijo-me para a cozinha. Tomo o café à pressa, visto o casaco e ouço as “últimas” na rádio: o crescimento estagnou no último trimestre, o F.C.Porto ganhou de novo e mais um caso arquivado em qualquer tribunal deste nobre País. Tudo normal.

Ao sair de casa, encontro-me com os “amigos de época” e partilho com eles a minha insatisfação dominical, naquela manhã tão bonita para dormir.

Chegados ao passal da igreja, deparo-me com as beatas e os seus livros de coro comentando entre si como foi bonito o último baptizado paroquial e como desafinou o grupo coral.

 Agrupam-se em duas filas para serem as primeiras a dar os bons-dias ao Padre.

O padreco, como lhes chamam os varonis bebedores da taberna, gozando com o seu sotaque Beirão ao mesmo tempo que rejubilam por nunca lhes ter sido imposto o celibato. Na realidade, pensam eles, isto de ser padre até compensa e depois se quisermos comprar algo, naquele aperto do fim do mês, basta fazer uma colecta à comunidade invocando património de Igreja. Fácil, não é?

Engraçado! Estes preceitos logísticos sempre me exclamaram algo, como se de situações diferentes se tratassem. A Comunidade na Igreja, a populaça na praça pública.

Mas adiante, chegando à arcada da igreja contemplada pelos atrasados, do qual eu sempre fazia parte, observo a azáfama das senhorinhas à volta do sacerdote escolhendo a dedo os acólitos. Acólitos esses, filhos dessas mesmas senhoras e dos rudes taberneiros.

Um micro ambiente social que possibilita não só estas meras coincidências como potencia o embrião da coscuvilhice e o divertido confronto mental entre os mais bem vestidos da Eucaristia.

E eu, lá no fundo, um dos últimos a entrar, com as calças rotas e de olheiras salientes esforço-me por distinguir aquele excêntrico quadro à minha frente duma qualquer gala da casa do povo, em comemoração do rancho folclórico local. Mas o que interessa, é chic! Mesmo que para isso seja preciso usar uma saia verde com uma blusa violeta e bolsa branca. Desde que, e isto que fique bem claro, seja da Gucci, Louis Vuitton ou Tiffany’s.

As pernas começam a tremer (estou de pé) e as despesas da última noite começam a ser pagas. Os meus amigos riem-se do meu estado enquanto o Padre introduz o tema da homilia: a valente descasca que Bento XVI deu aos seus súbditos cardeais Lusos.

Vai ele debitando a sua Santa afiliação em saco roto, inicio eu a minha reflexão, bem longe daquele altar, sobre o porquê das palavras do ilustre alemão quando criticava a falta de empenho da sua Selecção Portuguesa na convocatória semanal e o excesso de protagonismo das suas Sagradas vedetas.

Convenhamos, a tela pintada por Ratzinger era dedicada àquela Assembleia de Fiéis que eu testemunhava. Como podiam ser aqueles memoráveis dias de fanatismo religioso a que muitos alcunham de Culto Mariano. Porém, sejamos sinceros, neste caso o artista não necessita estar presente para reproduzir a fealdade da sua obra. Como Sua santidade o disse, eu estava a presencia-lo e imaginava em outras tantas igrejas por esse País fora.

Pobre Papa. Imbuído na sua doutrina, ousa criticar os seus caudilhos portugueses mas esquece-se que isso de nada lhe valerá enquanto o seu estatuto de transição não se esfumar.

Enfim, finda a homilia, ajoelham-se todos num acto de supremacia Ocidental perante aqueles retardados que irracionalmente se valem de Meca com o rabo virado para o Céu. Acotovelam-se para receber o Corpus Christii e tentam sacar das suas velhas carteiras a maior nota que tiverem.

Revoltam-se logo a seguir, injuriando o padre, por este ter omitido a missa do Sétimo Dia, nas suas notas finais.

Acaba a celebração.

E eu, triste farrapo naquele manto de virtudes, esgueirando-me pela ponta e recebendo os últimos piropos da minha geração, fico a pensar que o Papa Bento, afinal até tinha razão.         


0 Responses to “Crónica Dominical”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Blog Stats

  • 47,723 hits
Fevereiro 2008
M T W T F S S
    Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

