24
Fev
08

Conceitos de mentira e verdade ou como não ser mais um a blogar em seco!

Ao iniciar estas minhas deambulações por “mares nunca antes navegados”, sublinho a importância vital do meio onde, auguro eu, explanarei todas as minhas considerações, desejos, receios, homenagens e demais expressões axiomáticas da individualidade, aqui do vosso escriba.

Importância que se tem adquirido pela muleta de informação, fomento de ideias e actualidade que a blogosfera imprime nos dias de hoje (rivalizando como é sabido com os meios de comunicação massivos) e que com muito gosto vos repercuto a partir de hoje e deste sítio com o título: A Verdade da Mentira.

Porquê isto? Bem, entendo que mais de que um adereço estético e impressionável o título deve reproduzir com fealdade uma/a convicção do seu mentor. Posto isto, nada mais demonstrativo para um céptico como eu do que duvidar e questionar estóica e constantemente da “verdade” embaraçosa e dissimulada que nos impingem sem critério nem decoro.

Uns dirão que não passa de um mito pós-moderno. De um sinal dos tempos ou ainda assim de um fogacho irrelevante da imprensa sensacionalista dominadora da «sociedade espectáculo» vigente. Outros, mais crentes, acusarão de dedo em riste as múltiplas agências de comunicação, grupos de pressão e corporações maquiavélicas de manipulação informativa à la carte, filtrando, desbaratando e mimetizando o real e o concreto tendo em vista as suas fontes de interesse.

Aproximo-me com simpatia para a segunda via, muito embora esta esteja incompleta e esqueça um factor social determinante para este fenómeno. Todos nós para isso contribuímos.

A Era da comunicação face-to-face decididamente acabou, e com ela, toda a pureza e factualidade do belo, do bom e do verdadeiro se esfumou numa manto de conceitos vagos.

Essa Santíssima Trindade – Clássica Grega, e Cristã Medieval (citando duas associações históricas) deu lugar à Era do relativismo, do imediato e pôs a nu todas as debilidades modernas e civilizacionais de um Mundo que não estava preparado para que lhes fossem expurgadas as suas traves-mestras, bem como as suas emoções mais primárias e intensas.

As dialécticas perderam as suas forças, as dicotomias antes polarizadas aproximam-se perigosamente e os aforismos e valores (colectivos e individuais) vão-se dissipando ao mesmo tempo que se substituem por crenças e costumes de “tribos” sociais que se sustentam por si só, consagradas pelo advento do relativo e da função microsocial da exegese.

O que é verdade hoje pode ser mentira amanhã! Tudo é mentira, tudo è verdade! A verdade de uns pode não ser a de outros! – Todas estas frases que se banalizam pela espuma dos dias de hoje seriam incompreensíveis há alguns séculos atrás. Um mistério. Uma heresia. 

– A confusão entre verdade e interpretação? Que é isso? – Questionaria o Sofista Grego, o Senador Romano, o Monge Medieval ou o Conde Vitoriano.

Tudo isto faz frente à conduta e orientação que este blogue, que se quer sério, tolerante e convicto, pontificará nos seus textos, imagens e audiovisuais. Ele não está alheio a tudo isto, da mesma forma que não se perderá em generalizações imprudentes, lobbies e discursos de conveniência. Desejo-lhes boa viagem. Ah e não sou só eu que o digo:

¶ A verdade não faz tanto bem neste mundo como as suas aparências fazem mal

François Rochefoucauld   

Ass. Manuel A. Fernandes

1 Response to “Conceitos de mentira e verdade ou como não ser mais um a blogar em seco!”


  1. Dezembro 3, 2008 às 10:16 am

    A Filosofia procura provas da verdade mas o homem teima em sustentar a inverdade não importando as provas sobre verdade produzidas pela filosofia. Nada justifica sustenatar uma mentira mesmo que seja em beneficio proprio, em ultima instância numa questão de vida ou morte. Mas não é isso que acontece e devemos procurar o motivo sob pena de não mais conseguir distinguir uma falacia qualquer.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Blog Stats

  • 47,723 hits
Fevereiro 2008
M T W T F S S
    Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

%d bloggers like this: